De sorriso gentil e cultura vastaplataforma tigrinho, Cristiano Luiz Freitas inspirou jovens talentos a seguir no jornalismo, profissão que amava, assim como o cinema, o teatro e a música.
Ele foi repórter, editor, assessor de imprensa e produtor cultural, passando pelo Festival de Curitiba, Teatro Regina Vogue, Grupo Ric, Hospital Pequeno Príncipe e Gazeta do Povo, onde coordenou os cadernos infantojuvenis Gaz+ e Gazetinha, com o qual, em 2003, ganhou o prêmio Ayrton Senna de Jornalismo, com o repórter mirim.
"Ele revolucionou o suplemento. Pensava nas crianças como cidadãs, que tinham muito o que falar", diz a amiga Patrícia Pinheiro, destacando que os repórteres mirins participavam das pautas, mergulhando na cultura, na literatura e nas técnicas do jornalismo.
O amigo José Carlos Fernandes conta que, se não tinha orçamento ou apoio, Cris fazia parcerias para realizar edições especiais, fotonovelas, curtas-metragens e peças de teatro, sempre com os repórteres mirins.
jogar tigerComece a Jogar Agora — Jogue Jogos Online no ZA9BET Agora. O Melhor Site para Jogar Jogos Online Grátis! Uma...Muitos deles se tornaram jornalistas, como Renan Araújo, que define o amigo como companheiro, atencioso, sempre disposto a ajudar. "Cris foi minha referência de profissional competente, dedicado e de grande conhecimento. Fez adolescentes acreditarem em si, entenderem que suas opiniões têm valor."
tigrinho fortuneSua criatividade chamava atenção desde a infância, quando reunia cartazes de filmes, amigos imaginários e animais para contar histórias que criava. Amava crianças e animais e levava petiscos aos pets da rua, adotando muitos deles.
Pix Rápido no Tigrinho - Aposte e Ganhe com TigrinhoCris era bondoso, sincero, paciente e conciliador, não gostava de briga, conta a irmã Rita, destacando que ele era um adolescente num corpo de homem. Adorava Sandy e Junior, Xuxa, Monteiro Lobato e "High School Musical", da Disney.
fortunetiger"Muito educado, querido, sensível, cuidava de todos, especialmente de nossos pais, com atenção, devoção e carinho. Ficava feliz em interagir com jovens, assessorar espetáculos, divulgar artistas e viajar a São Paulo, cidade que o encantava", recorda a irmã Heloisa.
Adorava estar próximo de quem amava e todos queriam ele por perto, lembra o sobrinho Rodolfo Kowalski, que se tornou jornalista, inspirado por Cris. "Minhas primeiras experiências culturais e jornalísticas foram com ele. Minha primeira entrevista foi graças a ele."
jogo do.tigreEstar perto do Cris era também garantia de boas risadas. "Ele tinha leveza na alma, com piadinhas únicas e tiradas surreais. Tinha uma sacada para tudo e uma incrível capacidade de criar roteiros com histórias inimagináveis", diz Patrícia.
Cristiano morreu no dia 4 de marçoplataforma tigrinho, em casa, aos 48 anos. Ele deixa cinco irmãos e 11 sobrinhos.