Pense na sequência dos números inteiros positivos n=1, 2, 3, 4Red Tiger Gaming Betway Group, 5,… ou, melhor ainda, na sequência dos seus inversos 1/n = 1/1, 1/2, 1/3, 1/4, 1/5,… Ensinamos nos cursos de cálculo, no primeiro ano da faculdade, que a soma 1/1+1/2+1/3+1/4+1/5+… de todos esses inversos é infinita. Em outras palavras, à medida que vamos anotando mais parcelas, o resultado cresce, ultrapassando qualquer valor que tentemos fixar.
A querida leitora deve estar pensando: qual é a novidade, Marcelo? Se você soma uma quantidade infinita de números, é natural que o resultado seja infinito, não? Bom, depende dos números. Por exemplo, um bom aluno de cálculo também sabe que a soma 1/12+1/22+1/32+1/42+1/52+… dos inversos dos quadrados dos inteiros é finita: não importa quantas parcelas somemos, o resultado sempre ficará abaixo de um certo valor.
Uma questão mais delicada é saber exatamente quanto vale essa soma. A questão foi formulada por Pietro Mengoli (1626–1686) em 1650, mas só foi resolvida em 1735 por Leonhard Euler (1707–1783), que assim adquiriu fama imediata aos 28 anos. Agora, o que Euler descobriu foi que essa soma 1/12+1/22+1/32+1/42+1/52+… é igual π2/6. Esse mesmo, o π (pi) do perímetro do círculo! Aposto que por essa você não esperava! O que essa conta (aritmética) tem a ver com o círculo (geometria)? Para mim, tais conexões surpreendentes entre diferentes áreas são um dos aspectos mais fascinantes da matemática.
Mas, geralmente, a soma 1/1s+1/2s+1/3s+1/4s+1/5s+… dos inversos das potências s-ésimas dos inteiros é finita para todo expoente s maior que 1. O valor dessa soma é representado pelo símbolo ς(s), que se lê ‘zeta de s’. Então, o que escrevi no parágrafo anterior significa que ς(2) é igual a π2/6.
Esta notação faz referência à famosa função ς (zeta) de Riemann (ou de Euler–Riemann), uma fórmula matemática introduzida por Euler na década de 1730 e aprofundada por Bernhard Riemann (1826–1866) em 1859. Simplificando um pouco as coisas, podemos dizer que a função ς é definida tomando para expoentes números s mais gerais do que os inteiros: Euler trabalhou com números reais e Riemann foi a ponto de considerar números complexos.
Eles intuíram que seria possível extrair da função ς informação muito detalhada sobre os números primos e, dessa forma, abriram uma área de pesquisa que prospera até hoje. Muito do que acreditamos saber sobre números primos depende da ‘hipótese de Riemann’, uma afirmação sobre a função ς que Riemann formulou em 1859 e constitui, certamente, o mais importante problema não resolvido da matemática dos nossos dias.
Mas voltemos aos expoentes inteiros. O que sabemos sobre o valor de ς(s) quando s é inteiro? Para começar, trata-se de números racionais (frações de inteiros) ou irracionais?
Euler encontrou os valores explícitos de ς(s) em termos de πs para todos os valores inteiros pares do expoente s. Por exemplo, ς (4) é igual a π4/90. Na época, ainda não era claro se o número π é racional (fração de inteiros) ou irracional: a irracionalidade só foi provada por Johann Lambert (1728–1777) em 1768. Mas com o que sabemos hoje sobre π segue das fórmulas de Euler que ς(s) é irracional para todo s inteiro par.
Já o caso ímpar revelou-se muito mais difícil… Comento na semana que vem.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
benefício do assinante
Você tem 7 acessos por dia para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler.
benefício do assinante
Assinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.
Já é assinante? Faça seu login ASSINE A FOLHARecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Leia tudo sobre o tema e siga:
Educação Matemática sua assinatura pode valer ainda maisVocê já conhece as vantagens de ser assinante da Folha? Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui). Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia. A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
jogo do tigre sua assinatura vale muitoMais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
Ganhe apostando no seu time — Aqui você pode jogar, ganhar e sacar quantas vezes quiser. Faça seu cadastro e aproveite. Na casa de apostas número 1 do Brasil, você pode lucrar com depósitos de 1 real. ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS Veja outros artigos desse colunista Envie sua notícia Erramos? Endereço da página https://www1.folha.uol.com.br/colunas/marceloviana/2025/01/por-essa-voce-nao-esperava.shtml ComentáriosNa paacute;ginanbsp;Colunas e Blogsnbsp;danbsp;Folha vocecirc; encontra opiniatilde;o e crocirc;nicas de colunistas comonbsp;Mocirc;nica Bergamo,nbsp;Elio Gaspari, Djamila Ribeiro,nbsp;Tati Bernardi,nbsp;Dora Kramer,nbsp;Ruy Castro, Muniz Sodreacute;, Txai Suruiacute;,nbsp;Joseacute; Simatilde;o, Thiago Amparo,nbsp;Antonio Prata,nbsp;Juca Kfouri,nbsp;e muito mais.
RelacionadasPrevidência Privada não se limita a benefício apenas para aposentadoria
Cadastra e Maeztra unificam marca; fusão fez dobrar a divisão de commerce da empresa
Amazônia é tema do segundo vídeo da série Histórias do Desenvolvimento; assista
Inovação rumo ao desenvolvimento sustentável
BAD ICE-CREAM - Jogue Grátis Online | ZA9BETClick to Pay da Mastercard facilita e dá mais segurança às compras online
Bradesco oferece soluções personalizadas para empresas
Preferida pelos brasileiros, Risqué fecha o ano com novidades para as festas
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Organizações que defendem minorias no Brasil se preparam para corte de verbas no governo TrumpDecreto determina pausa de 90 dias em desembolsos dos EUA e corte definitivo para temas não alinhados a interesses do país
21.jan.2025 às 23h00Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Governo mantém sigilo de pesquisas encomendadas sob Lula e vai liberar as de BolsonaroSecom diz que divulgação pode causar 039;pressões externas039; e 039;manipulação da opinião pública039;
21.jan.2025 às 23h00Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Aval a federalização de empresas estaduais impõe risco jurídico a governo LulaUnião decidirá se aceita ativos para abater dívida, mas entes podem acionar STF para obrigar operação
21.jan.2025 às 23h00Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.
Modal 500O jornalnbsp;Folha de S.Paulonbsp;(1921 - 2025)nbsp;eacute; publicado pela Empresa Folha da Manhatilde; S.A. CNPJ: 60.579.703/0001-48
A Folha integra oO jornalnbsp;Folha de S.Paulonbsp;(1921 - 2025)nbsp;eacute; publicado pela Empresa Folha da Manhatilde; S.A. CNPJ: 60.579.703/0001-48
NEWSLETTERCadastro realizado com sucesso!
OkPor favor, tente mais tarde!
Ok