O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira (17) que o Irã será responsabilizado e enfrentará consequências por quaisquer ataques dos rebeldes houthis no Iêmenfoto do jogo do tigrinho, alinhados a Teerã.
max win fortune tiger"Cada tiro disparado pelos houthis será considerado, a partir deste momento, um tiro disparado pelas armas e lideranças do Irã, e o Irã vai ser responsabilizado e vai sofrer as consequências, e essas consequências serão graves!", escreveu o republicano em sua rede social, a Truth Social.
A declaração ocorre após os EUA bombardearem as cidades de Sanaa, capital do Iêmen, Saada, no norte, e Rada'a, no centro do país do Oriente Médio. Segundo Anees Alsbahi, porta-voz do Ministério da Saúde administrado pelos houthis, os ataques mataram 53 pessoas, incluindo cinco crianças e duas mulheres, e feriram outras 98.
Saque imediato | Plataforma Esportiva ConfiávelAinda nesta segunda, o Pentágono afirmou que as operações contra os houthis são diferentes das ofensivas durante o governo de Joe Biden porque têm um conjunto de alvos mais amplo. O órgão militar também disse que o governo americano não busca mudar o regime no Iêmen e que as operações vão parar quando os houthis deixarem de atacar navios na região.
Mega ganho é na ZA9BET — 18+ | Jogue com responsabilidade. Na ZA9BET, você se diverte como os grandes nomes do Insta! Cadastre-se agora mesmo e jogue. Depósito a partir de R$ 1. RA1000. Saques Diários Ilimitados. Saques a Partir de R$10. Suporte 24/7. Melhores Cotações. Lá Fora como calcular jogo do bichoNo domingo (16), o secretário de Estado americano, Marco Rubio, disse à CBS News que a ofensiva pode durar dias ou mesmo semanas —"até que os houthis não tenham mais capacidade de atacar o transporte marítimo global e a Marinha dos EUA", afirmou.
jogos do tigreO Irã afirmou ao Conselho de Segurança da ONU, nesta segunda, que Trump e outras autoridades americanas fizeram "declarações imprudentes e provocativas", com "acusações infundadas".
Hossein Salami, principal comandante da Guarda Revolucionária do Irã, já havia dito no domingo que os houthis tomavam suas próprias decisões. "Avisamos nossos inimigos que o Irã responderá de forma decisiva e destrutiva se eles cumprirem suas ameaças."
Já o chanceler do Irã, Abbas Araghchi, afirmou que "o governo dos EUA não tem autoridade, nem direito, de ditar a política externa iraniana". "Essa era terminou em 1979," escreveu, em referência ao ano da revolução islâmica.
Tigrinhojogo tigreEm resposta aos EUA, o grupo iemenita reivindicou no domingo um ataque com 18 mísseis e um drone contra um porta-aviões americano e navios de guerra que o acompanhavam no norte do mar Vermelho. Na manhã desta segunda, falaram em um segundo ataque contra o porta-aviões com drones e mísseis balísticos e de cruzeiro.
Desde novembro de 2023, dois meses após os atentados do Hamas no sul de Israel desencadearem a guerra na Faixa de Gaza, os houthis atacam embarcações no mar Vermelho, uma zona vital para o comércio mundial, em apoio à causa palestina. Desde então, foram registrados 174 ataques contra navios militares americanos, e outros 145 contra embarcações comerciais, de acordo com o Pentágono.
O grupo interrompeu os ataques após o cessar-fogo em Gazafoto do jogo do tigrinho, no dia 19 de janeiro. No entanto, a decisão de Israel de bloquear a entrada de ajuda humanitária no território palestino, no começo deste mês, fez o movimento ameaçar retomar as ofensivas.