Tem a saída à francesa: não dar tchau pra ninguém. Tem também, aprendi outro dia, com um amigo judeu, a saída à judaica: ficar dando tchau e não ir embora nunca. Segundo ele, pra um povo perseguido por tanto tempo e com mães especialistas em causar culpa, ficar ouvindo repetidamente "mas tão cedo?"fortune tiger tem na betano, "fica mais um pouco!", "nem conversamos direito!" é uma espécie de reparação emocional. (Disclaimer: esta crônica, ao citar o judaísmo, não fará nenhum comentário sobre a guerra, os atos atrozes do Hamas e a política de extermínio de Netanyahu. Meu amigo nasceu no Tatuapé, é corintiano, come arroz com feijão, trabalha com limpeza de caixas d’água e não tem nada a ver com os conflitos do Oriente Médio.)
Voltando ao tchau. Além da saída à francesa e à judaica, tem a pior de todas, a saída infinita: a do cidadão que se oferece pra te dar carona e não vai embora nunca. Você pega o celular pra chamar um Uber e a suposta boa alma diz —alto, pra outros ouvirem— "imagina, te levo!". Basta você guardar o telefone no bolso, ele olha pro lado e fala pra uma turma: "ei, pessoal, sobre a viagem da Páscoa, vamos organizar as compras?". Você tenta, com jeito, dizer que prefere chamar o Uber, não tem problema, tá tudo bem, mas o cara insiste: "De maneira nenhuma! Eu te levo!". É você botar novamente o celular no bolso e: "Então, pessoal, eu posso ir no Atacadão, vamos fazer a lista? Alguém aí é intolerante à lactose?". Ele finge estar fazendo um favor a você, mas no fim você é que está fazendo um favor a ele, deixando-o posar de bom cidadão. Por essas e outras, sou contra o tchau.
O menor depósito do Brasil | Saque a partir de 10 reaisO oi é fundamental. Quem não dá oi tá no mesmo círculo do inferno de quem destrata o garçom. Aquela olhadinha pro chão da pessoa que te conhece, vindo pela calçada, por preguiça de simplesmente erguer as sobrancelhas, levantar a mão e mandar um "opa!" é razão suficiente para ter a entrada barrada nas portas do céu.
Você tem que dar oi. Se não por educação, ao menos por interesse. Quando eu tinha uns 12 anos, entrei no prédio e não dei oi ao porteiro. Meu pai falou: "Meu filho, tem que dar oi pras pessoas. Primeiro, por respeito. Segundo: vai que alguém é assassinado aqui, interrogam os moradores, aí vão dizer: aquele adolescente do 142 era estranho. Fechado. Quieto. Entrava no prédio e não dava oi pra ninguém".
Se o oi é um ato de respeito (ou autopreservação), o tchau costuma ser o auge da hipocrisia. Em poucas situações mente-se tanto quanto nas despedidas. "A próxima vai ser lá em casa!" "Precisamos nos ver de novo!" "Vamos tomar uma cerveja semana que vem?" "Segunda-feira eu te ligo pra falar desse projeto, mas tá tudo certo, vai rolar!"
Colunas e BlogsPensando bem, o tchau, disfarçado de simpatia, é um ato de puro egoísmo. Tipo: "Olha, estou privando você agora da minha presença, lamento muito que sua vida vá seguir com esse buraco que deixo ao me ausentar. Te dou um abraço de consolo" —e ainda espera-se um comentário de lamentação. "Mas já?" "Tão cedo?"
Ou, pensando melhor, pode ser o contrário, o tchau pode ser um momento de fragilidade, em que você abre um flanco pra "claro, amanhã leio seu romance de 476 páginas!", "claro, eu fico com seus três cachorros na viagem" ou, pior, dependendo da sua insegurança e do que você prometeu no momento, "marcado amanhã, às seis da matina, no Ibira, pra começar o treinamento pra São Silvestre!". Poderia terminar essa crônica com um tchau. Não o farei.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
benefício do assinante
Você tem 7 acessos por dia para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler.
benefício do assinante
Assinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.
Já é assinante? Faça seu login ASSINE A FOLHARecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha? Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui). Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia. A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muitoMais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS Veja outros artigos desse colunista Envie sua notícia Erramos? Endereço da página https://www1.folha.uol.com.br/colunas/antonioprata/2025/03/beijinho-beijinho-e-tchau-tchau.shtml Comentários Termos e condições Todos os comentários Comente Comentar é exclusividade para assinantes. Assine a Folha por R$ 1,90 no 1º mês notícias da folha no seu emailNa paacute;ginanbsp;Colunas e Blogsnbsp;danbsp;Folha vocecirc; encontra opiniatilde;o e crocirc;nicas de colunistas comonbsp;Mocirc;nica Bergamo,nbsp;Elio Gaspari, Djamila Ribeiro,nbsp;Tati Bernardi,nbsp;Dora Kramer,nbsp;Ruy Castro, Muniz Sodreacute;, Txai Suruiacute;,nbsp;Joseacute; Simatilde;o, Thiago Amparo,nbsp;Antonio Prata,nbsp;Juca Kfouri,nbsp;e muito mais.
RelacionadasNa Cosan, futuro se constrói com investimento nas pessoas
Laboratório de bioskills com treinamento em cadáveres frescos chega ao coração de São Paulo
Como a biometria vai revolucionar a segurança e a facilidade das compras online
Previdência privada viabiliza projetos de vida
Avanço da inteligência artificial exige forma de verificação humana anônima e segura
Saiba o que está em alta no mercado imobiliário
Ferramentas de retail media da Shopee ampliam vendas de grandes marcas
Mais de 20 milhões já usaram Uber Moto no Brasil
Projeto da Rede D'Or inova no enfrentamento de novas doenças
Histórias do Desenvolvimento 3: conheça o programa de financiamento Finame
Uma Seleção Especial de Jogos Online dos Melhores Desenvolvedores do Mundo. Encontre os Melhores Jogos Online Gratuitos em ZA9BET. Comece a Jogar Agora! Para Jogar de Graça. Jogue de Graça. Sem Inscrição. Sem Conta. Jogue e Aprenda. Os jogos que Você Quer.PepsiCo investe em sustentabilidade e transforma o negócio
Aço ecoeficiente é inovação da ArcelorMittal para contribuir com transição energética
Planeje seu investimento e realize o sonho da casa própria; confira o especial Ano Novo, Casa Nova
Aço inteligente da ArcelorMittal permite obras mais sustentáveis, rápidas e eficientes
Ambiente seguro e infraestrutura atraem investimentos e colocam Minas Gerais como líder na economia verde
Cadastra e Maeztra unificam marca; fusão fez dobrar a divisão de commerce da empresa
Recurso exclusivo para assinantes
jogar fortune tiger demotigrinho fortuneassine ou faça login
Esquerda tem pacto de silêncio sobre pós-Lula e disputa nos bastidores por sucessãoAliados afirmam que presidente é a única alternativa da esquerda para 2026 e fazem discussão interna
8.mar.2025 às 23h00Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Magda diz que Petrobras investe para gerar valor e nega que governo decida pela estatalAções da estatal caíram após anúncio de alta nos aportes em 2024; executiva afirma ter 039;total liberdade para gerir a empresa039;
8.mar.2025 às 23h00Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
tigrinho jogo Principais concorrentes da Vale querem ampliar operações no BrasilMaior mineradora do mundo, BHP quer vender potássio para brasileiros; Rio Tinto pesquisa metais críticos, e Anglo American quer produzir mais minério de ferro
8.mar.2025 às 23h00Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.
jogar fortune tiger demo Modal 500O jornalnbsp;Folha de S.Paulonbsp;(1921 - 2025)nbsp;eacute; publicado pela Empresa Folha da Manhatilde; S.A. CNPJ: 60.579.703/0001-48
NEWSLETTERCadastro realizado com sucesso!
OkPor favor, tente mais tarde!
Ok