Chimpanzés habitam vários ambientes na Áfricatiger (p), desde densas florestas tropicais até áreas mais abertas de bosques e savanas. E esses primos próximos de nossa espécie desenvolveram adaptações genéticas aos seus habitats, incluindo a patógenos como a malária, de acordo com um novo estudo.
Jogo grátis para fãs de palpites! Responda e concorra a prêmios no Mete Brasa. Sua Super Vantagem: Cante Vitória Antes do Fim do Jogo na Vantagem de 2 Gols. Suporte ao jogador 24/7. Registro Fácil. Saques Rápidos. SuperPlacar. Jogo Transmitido Ao Vivo. Super Odds.Pesquisadores examinaram dados genéticos de 388 chimpanzés selvagens em 18 países, documentando adaptações impulsionadas pela natureza de seu habitat e revelando uma diversidade genética moldada por condições locais.
Ambientes florestais, mais do que habitats abertos, estão repletos de patógenos como a malária, doença parasitária transmitida por mosquitos. O estudo descobriu que os chimpanzés que habitam florestas têm mudanças em genes associados à resistência a doenças.
Chimpazés em floresta na Costa do Marfim - Antoine Vale/Tai Chimpanzee Project/via Reuters"Em chimpanzés da floresta, identificamos assinaturas de adaptação a patógenos, com o sinal mais forte sendo para malária", disse a geneticista evolutiva Aida Andrés, da University College London, que liderou o estudo publicado nesta sexta (10) na revista Science. "Identificamos assinaturas de adaptação em dois genes que são conhecidos por mediar resistência e adaptação à malária em humanos. Isso pode representar um sinal potencial de adaptação paralela ao parasita da malária nas duas espécies."
"Esse é um estudo evolutivo, então não foi estabelecido se a variação genética nesses dois genes realmente confere resistência à malária na natureza. Isso terá que ser investigado em estudos futuros. Por outro lado, não encontramos evidências de adaptação genética à malária em chimpanzés da savana arborizada, talvez porque ambientes florestais estejam associados a uma pressão mais forte de malária", explicou Andrés.
7 Games - ZA9BETA malária continua sendo uma ameaça mortal para os humanos. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a doença causou 597 mil mortes em todo o mundo em 2023.
Chimpanzés e os bonobos, que são intimamente relacionados, são as espécies geneticamente mais próximas dos humanos, compartilhando cerca de 98,8% do nosso DNA. As linhagens evolutivas humanas e dos chimpanzés se separaram há cerca de 6,9 milhões a 9 milhões de anos, de acordo com pesquisas publicadas em 2023.
"Se, como propomos, os mecanismos adaptativos para o mesmo agente infeccioso são provavelmente semelhantes entre as espécies, identificar assinaturas de adaptação genética nos macacos pode nos ajudar a identificar adaptações genéticas potencialmente desconhecidas em populações humanas", disse a geneticista.
Os pesquisadores basearam suas descobertas em material genético extraído de fezes de chimpanzés coletadas em toda a África equatorial. Os 52 locais de coleta abrangeram a República Centro-Africana, Camarões, Congo, República Democrática do Congo, Guiné Equatorial, Gabão, Gana, Guiné, Guiné-Bissau, Costa do Marfim, Libéria, Mali, Nigéria, Ruanda, Senegal, Serra Leoa, Tanzânia e Uganda.
Os chimpanzés são considerados ameaçados de extinção devido à destruição do habitat, à caça ilegal e a doenças infecciosas. A população total na natureza é estimada em cerca de 170 mil a 300 mil, de acordo com a WWF.
Leia maisQuando observado, chimpanzé se sai melhor na solução de problema computacional
Pesquisa revela que a presença de espectadores influencia o desempenho em tarefas cognitivas
Chimpanzés aprenderam a pronunciar uma palavra: mamãeCientistas avaliam que descoberta pode oferecer pistas sobre as origens da fala humana
Chimpanzés conseguem se lembrar de rostos que não veem há anosMemórias de longo prazo podem ter sido vitais para nossa própria evolução, sugere novo estudo
As descobertas do estudo têm implicações para a conservação da espécie, sugerindo que mudanças no clima e no uso da terra em sua área resultarão em efeitos distintos em diferentes populações de chimpanzés.
"Enquanto a degradação da floresta tropical é talvez um perigo principalmente para os chimpanzés da floresta, as mudanças no habitat que podem aumentar a pressão da malária são talvez um perigo sobretudo para as populações de chimpanzés da savana", afirmou Andrés.
"O estudo sugere que devemos visar conservar a considerável diversidade genética dos chimpanzés, incluindo sua diversidade genética adaptativa", continuou a pesquisadora. "Isso é tanto para conservar as populações existentes quanto para preservar o potencial adaptativo da espécie —para que tenham mais probabilidade de se adaptar às próximas mudanças de habitat devido, por exemplo, às mudanças climáticas."
benefício do assinante
Você tem 7 acessos por dia para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler.
benefício do assinante
Assinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.
jogo do tigre Já é assinante? Faça seu login ASSINE A FOLHARecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Leia tudo sobre o tema e siga:
África animais sua assinatura pode valer ainda maisVocê já conhece as vantagens de ser assinante da Folha? Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui). Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia. A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muitoMais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS Envie sua notícia Erramos? Endereço da página https://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2025/01/chimpanzes-desenvolveram-adaptacoes-geneticas-a-diferentes-habitats.shtml Comentários Termos e condições Todos os comentários Comente Comentar é exclusividade para assinantes. Assine a Folha por R$ 1,90 no 1º mês notícias da folha no seu emailRecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Trabalho, ainda que formal, não garante porta de saída a beneficiário do Bolsa FamíliaNo Brasil, mais de 10 milhões que trabalham estão no programa e se encontram em situação de pobreza ou extrema pobreza
11.jan.2025 às 23h00 MetaRecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Dimensão do impacto de mudanças da Meta em cenário eleitoral é incertoEmpresa restringe dados sobre aplicação de regras; norma do TSE tem amarras em relação a conteúdos de violência política e de gênero
11.jan.2025 às 23h00 infraestrutura jogo tigrinhoRecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Governo desenha programa para tentar impulsionar investimento estrangeiro diretoIniciativa vai unificar procedimentos de diferentes órgãos, como agências reguladoras e de meio ambiente
11.jan.2025 às 23h00Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.
Modal 500O jornalnbsp;Folha de S.Paulo eacute; publicado pela Empresa Folha da Manhatilde; S.A. CNPJ: 60.579.703/0001-48
NEWSLETTERCadastro realizado com sucesso!
OkPor favor, tente mais tarde!
Ok